4 - Trabalhos

Publicado em II Congresso Internacional de Pesquisadores e Profissionais da Educação Social

ARTIGOS COMPLETOS

1- A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO E SUA RELEVÂNCIA NO PROGRAMA PAPATRONATO NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ
Ana Carolina Eugenio e Thamires Cuappina

2 - A CULTURA INFANTIL DO BAIRRO SANTA FELICIDADE DE MARINGÁ/PR: UM RETRATO DO ADULTOCENTRISMO
Layla Mariana Maiante Pinto Antonechen e Veronica Regina Müller

3 - A EDUCAÇÃO SOCIAL EM INSTITUIÇÃO COM CRIANÇAS, TAMPONAMENTO DAS RELAÇÕES ENTRE O PATRÃO E PROLETARIADO: UM ESTUDO COM CRIANÇAS E SUAS FAMÍLIAS NO PROJETO SEMEANDO DE SÃO JORGE DO IVAÍ – PR, BRASIL
Paulo de Assis Chaves Filho

4 - A FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS NO PROJETO “BRINCADEIRAS COM MENINOS E MENINAS DE/E NAS RUA
Caio Cezar Soares, Bruna Fernanda da Silva, Bruno Salles Neves, Janine Virgilia Botolo, Luiz Eduardo Agassi dos Santos, Mariana Xavier Teixeira, Paula Schuelter Alflen, Sabryna Rafaella de Brito, Paula Marçal Natali e Verônica Regina Müller

5 - A IMAGINAÇÃO E A INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKI PARA A PRÁTICA EDUCATIVA
Fernanda Theodoro de Souza Coelho e Telma Adriana Pacifico Martineli

6 - A UTILIZAÇÃO DE IMAGENS NA HISTÓRIA DO SOS E A ILUSÃO COMO OBSTÁCULO EPISTEMOLÓGICO NA PESQUISA
Fabiana Fernandes Ferreira Campiotto e Verônica Regina Müller

7 - O FUTEBOL COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS BOLIVIANOS E BRASILEIROS
Magda Alves

8 - AS ATIVIDADES CIRCENSES E A FORMAÇÃO ARTÍSTICA E CRÍTICA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCADORES SOCIAIS
Bruno Nicolau Cerine da Cruz, Luiz Guilherme Alves da Silva, Paula Carolina Teixeira Marroni e Telma Adriana Pacifico Martineli

9 - BENEFÍCIOS DO ENSINO DO TEATRO NA ESCOLA: UM CAMINHO PARA A FORMAÇÃO SOCIAL
Renata Carolina Pereira e Adriano Marcelo Colavitto

10 - CIÊNCIA E SEXUALIDADE: REVISTAS INFANTO-JUVENIS E A CONSTRUÇÃO DE ESTERIÓTIPOS
Alexandre Luiz Polizel, Naum Neri Santana, Roseli Ana Venturini, Ana Lúcia Olivo Rosas Moreia e André Luis Oliveira

11 - COMO AS CRIANÇAS CRIAM? ESTUDOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO INFANTIL
Marta Chaves, Paula Gonçalves Felício e Vinícius Stein

12 - CONTRIBUIÇÕES DO SLACKLINE PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO
Eliane M. de Almeida e  Telma A. P. Martineli   

13 - CRIANÇA XETÁ: DAS MEMÓRIAS DA INFÂNCIA À RESISTÊNCIA DE UM POVO
Maria Angelita da Silva e Verônica Regina Müller

14 - DE CASA EM CASA, AS AVENTURAS DO PROJETO “BOLSA DE LEITURA SURPRESA DAS LETRAS”: AÇÕES DE CIDADANIA
Eliandra Cardoso dos Santos Vendrame e Ercília Maria Angeli Teixeira Paula

15 - ESCOLA, JUVENTUDE E VIOLÊNCIA: CONHECENDO OS JOVENS QUE FREQUENTAM O ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE PONTA GROSSA – PR
Maria das Graças do Espirito Santo Tigre e  Roseli Esquerdo Lopes

16 - HÁ JARDINS E FLORES PARA AS CRIANÇAS? ESTUDOS INICIAIS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E DO ESPAÇO NAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Marta Chaves, Heloísa Marques Cardoso Nunes e Aline Aparecida da Silva

17 - INDISCIPLINA: O NEGATIVO E O POSITIVO ANALISADO POR MEIO DE METODOLOGIA DE ESCUTA ALINHAVADA À ECA COM MENINOS E MENINAS NA ADOLESCÊNCIA
Zilda Bego

18 - INFÂNCIA PÓS-MODERNA E IMAGENS MIDIÁTICAS: VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ARTES VISUAIS
João Paulo Baliscei  e Victor Hugo Jordão

19 - O USO DE MATERIAL FÍLMICO NA ABORDAGEM DA VIOLAÇÃO DE DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: A EXPERIÊNCIA DO “CINE-CACAVV” NO MUNICÍPIO DE SARANDI-PR
André Rocha Cordeiro

20 - PROPOSIÇÕES E ORIENTAÇÕES DE MAKARENKO: ESTUDOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A CRIANÇA E SEUS FAMILIARES
Marta Chaves,Patrícia Laís de Souza e Vinícius Stein

21 - QUAL A COR QUE DEFINE NOSSA PELE?QUESTIONANDO ESTEREÓTIPOS DENTRO DA SALA DE AULA
João Paulo Baliscei e Ana Caroline Marques Godinho

22 - RELATANDO A EXPERIÊNCIA NO PETI – PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL POR MEIO DO PROJETO LEPAC: LEITURA, ESTUDO, PESQUISA PARA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO
Wilmara Rocha Eleotério Lima e Verônica Regina Müller

23 - ROMPENDO ESTEREÓTIPOS DA INFÂNCIA: EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA CULTURAL NA MÍDIA TELEVISIVA
Giane Rodrigues de Souza de Andrade e Teresa Kazuko Teruya

24 - SEXUALIDADES E CIÊNCIA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA
Alexandre Luiz Polizel, Naum Neri Santana, Roseli Ana Venturini, Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira e André Luis Oliveira

25 - VULNERABILIDADE SOCIAL E PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO: AS CONTRIBUIÇÕES DE HOWARD GARDNER E PAULO FREIRE
Odenicio Junior Marques de Melo

26 - CONTRIBUIÇÕES DA CULTURA CORPORAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E VALORIZAÇÃO DA INFÂNCIA, A GINÁSTICA E SUAS POSSIBILIDADES EDUCATIVAS

Carolina de Moura de Vasconcelos, Gustavo Laercio de Sá Faxina, Laura Silvério Silveira, Ronaldo Businaro Ribeiro, Jéssica Marien de Oliveira, Telma Adriana Pacifico Martineli

27 - CRIANÇAS QUE APRENDEMCOM E POR IMAGENS, INFÂNCIAS PÓS-MODERNAS E IMAGENS COMO PEDAGOGIAS CULTURAIS

João Paulo Baliscei, Vinícius Stein

28 - ELES NÃO NASCERAM PARA ESTUDAR TENSÕES ENTRE O DISCURSO DOCENTE E O DIREITO DA CRIANÇA POBRE À EDUCAÇÃO

Tatiana Pires Escobar

29 - FRAGILIDADES NA GARANTIA DO DIREITO À COVIVÊNCIA FAMILIAR. REFLEXÕES DE UMA EXPERIÊNCIA
Luciane Margarida Lima Pereira, Cristiane Oliveira Defendi

30 - HERÓIS HEROINAS, VILÃS E VILÕES NO PROCESSO DE DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS QUANTO A SEXUALIDADE

Alexandre Luiz Polizel, Naum Neri Santana, Roseli Ana Venturini, Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira, Andre Luis Oliveira

31 - OLHARES E REFLEXÕES SOBRE SOBRE MEMÓRIAS DE INFÂNCIA DO BRINCA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO SOCIAL

Lucas Tagliari da Silva, Ercilia Maria Angeli Teixeira de Paula

32 - PROJETO BRINCADEIRAS COM MENINOS E MENINAS DE E NAS RUAS NECESSIDADE DE VALORIZAÇÃO DA INFÂNCIA

Lucas Tagliari da Silva, Gabriel Ferezin Camargo, Marcos André de Souza Silva, Rayana Pereira de Camargo, Paula Marçal Natali, Verônica Regina Müller

 

RESUMOS

33 - A EDUCAÇÃO SOCIAL COMO INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO PARA O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO SOCIAL – GEPES - UFMS/CPAN
Joseandra Rodrigues Agnelo da Silva, Igor de Oliveira Silva, Ruth dos Santos Vitório, Amanda Silva de Oliveira Cáceres e Cléia Renata Teixeira de Souza

34 -A EFICÁCIA DA APLICAÇÃO DAS MEDIDAS SÓCIO-EDUCATIVAS EM CUIABÁ-MT, DEMANDAS, AÇÕES E LIMITES
Carminha Aparecida Visquetti, Irenilda Ângela dos Santos

35 - A IMPORTANCIA DE PROJETOS SOCIAIS VOLTADOS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES PELOS INSTITUTOS FEDERAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA E TRANSFORMAÇÃO DA COMUNIDADE LOCAL – FONCANDO O CASO DO INSTITUTO FEDERAL
Carminha Aparecida Visquetti, Irenilda Ângela dos Santos

36- A PRODUÇÃO DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE DO SENADO FEDERAL, SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA, DE 1999 A 2013
João Rios Mendes

37 - ASSUMINDO AS RÉDEAS
Ana Paula Vila Labigalini

38 - CARACTERIZAÇÃO DE INTOXICAÇÕES NA PRIMEIRA INFÂNCIA NOTIFICADAS A UM SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA TOXICOLÓGICA
Camila Cristiane Formaggi Sales, Marcia Regina Jupi Guedes, Nataly Barbosa Alves Borghesan, Tuanny Kitagawa, Patrícia Suguyama e Magda Lúcia Felix de Oliveira

39 - EDUCAÇÃO SOCIAL: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROJETO RENASCER EM IVAIPORÃ – PARANÁ
Fagner Sene Rodrigues e Paula Marçal Natali

40 - MODELO DE CRENÇAS EM SAÚDE E PREVENÇÃO DE INTOXICAÇÕES INFANTIS
Marcia Regina Jupi Guedes, Camila Cristiane Formaggi Sales, Maria das Neves Decessaro e Magda Lúcia Félix de Oliveira

41 - O MÉTODO DE VIOLA SPOLIN APLICADO À SALA DE AULA
João Alfredo Martins Marchi e Marcelo Adriano Colavito

42 - O PROJETO BRINCADEIRAS A PEDAGOGIA LÚDICO-POLÍTICO-PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS DE SARANDI
João Alfredo Martins Marchi, Isadora Cândido, Pedro Henrique Daniel, Verônica Regina Müller, Paula Marçal Natali, Lucas Tagliari da Silva, Daniele das Neves Baio, Gabriel Ferezin Camargo, Gislaine Gonçalves, Marcos André de Souza Silva, Carolina Rossato Volpini

43 - PERFIL DE TENTATIVAS DE SUICÍDIO POR AGENTES QUÍMICOS NA INFÂNCIA
Sara Cristina Fogaça Duartes Garcia, Maria do Rosário Martins e Magda Lúcia Félix de Oliveira

44 - QUEIMADURA INTENCIONAL E VIOLÊNCIA À CRIANÇA: HISTÓRIA EM UMA FAMÍLIA VULNERÁVEL SOCIALMENTE
William Campo Meschial, Camila Cristiane Formaggi Sales, Ítalo Henrique Vieira Pires, Márcia Regina Jupi Guedes, Sônia Regina Marangoni e Magda Lúcia Félix de Oliveira

45 - VIOLÊNCIAS NA ESCOLA: PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR
Maria das Graças do Espirito Santo Tigre e Beatriz Gomes Nadal