1 - Apresentação

Publicado em II Congresso Internacional de Pesquisadores e Profissionais da Educação Social

O Programa Multidisciplinar de Estudo, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente – PCA, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PEC da Universidade Estadual de Maringá – UEM,é um programa de assessoria, capacitação, intervenção social e produção científica.
O PCA foi criado em 1992, com o propósito de direcionar a pesquisa aplicada e à divulgação de práticas e conhecimentos sobre a temática específica da infância e adolescência. Desde então, suas atividades se concentraram em priorizar a participação de diferenciados atores sociais (professores e profissionais de várias áreas de conhecimento, técnicos, estudantes) na defesa da criança e do adolescente.
Dentre os materiais e as práticas pesquisadas e desenvolvidas, sua atuação visa contribuir com o debate nacional sobre soluções e alternativas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população infantojuvenil. Nesta perspectiva, constituem-se como fundamentos a Doutrina da Proteção Integral, as Normativas Internacionais e a Legislação Brasileira, especialmente a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA , as Leis Orgânicas da Saúde e da Assistência Social, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Lei do SINASE – Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo.
Nesse contexto, o PCA tem promovido por suas ações a busca de garantias do direito de crianças e adolescentes, reconhecendo a importância de sua formação política. Essa visão social contribuiu para ações de destaque na atuação do Programa, como a criação da Semana da Criança Cidadã. Em 2015 e a XIII edição Semana da Criança Cidadã, com o objetivo de ampliar suas discussões, intervindo nas ações públicas, propondo ações como a realização do congresso de pesquisadores e profissionais que atuam na educação social e ocupam-se da defesa de crianças e adolescentes. O evento é o resultado da iniciativa do PCA/UEM em anunciar ao mundo nossas identidades e diferenças com o propósito de dar existência no âmbito intercontinental às realidades infantis que são desconhecidas entre muitos estudiosos.
    O PCA/UEM tem desenvolvido ações que permeiam as temáticas assim apresentadas pelos seus pesquisadores e membros, sob coordenação da Profª. Dra. Verônica Regina Muller, objetivando, insistentemente, problematizar questões referentes à infância, adolescência e juventude nos âmbitos políticos, sociais, educacionais e de formação. O foco do grupo é a educação social e conta com extensões tais como: “Projeto Brincadeiras – Maringá, Ivaiporã e Mato Grosso”, “Projeto Leituras ao Vento”, “Projeto Leituras ao Luar”, “Grupo de Pesquisa e Experimentação Cotidiana utilizando como Paradigma a Figura do Clown”, “Projeto Criança Xetá”, “Projeto Pedagogia Hospitalar”, “Pró-infância Ivaiporã” e “Projeto Tambores Paiçandu”. O PCA atua em suas linhas gerais: Infância, Adolescência, Juventude e Educação Social.
No sentido de acentuar as discussões e as ações é que a realização do evento, intitulado II Congresso Internacional de Pesquisadores e Profissionais da Educação Social, Tema: EDUCAÇÃO SOCIAL: Valorização da Infância, foi realizado na Universidade Estadual de Maringá- UEM, entre 20, 21 e 22/05/2015, e reuniu cerca de 150 participantes, contando com sessões de comunicação oral, apresentação de pôsteres, mesas-redondas, apresentações artístico-culturais e encontros lúdicos.
O Congresso contou com a presença de convidados internacionais, e pesquisadores de diferentes regiões do país, nos quais contribuíram, imensamente, com as discussões propostas no evento, tanto na produção de materiais apresentados como nas palestras e rodas de conversas realizadas.  Os trabalhos apresentados abordaram a temática de diferentes formas nas quais serão elencados aqui por títulos e apresentados na integra no site do PCA/UEM.  Depois de concluídos os trabalhos do evento publicizamos e os artigos encaminhados pelos participantes do Congresso. A todos nossos agradecimentos pela participação seja presencial, seja por meio dos textos que ficarão nos anais desta Instituição de Ensino.

Profª. Dra. Verônica Regina Müller
Presidente da Comissão Organizadora do II Congresso Internacional de Pesquisadores e Profissionais da Educação Social e XIII Semana da Criança Cidadã