4 - Trabalhos

Publicado em I Congresso Internacional de Pesquisadores e Profissionais da Educação Social


REFLEXÕES ACERCA DO DIREITO DO BRINCAR: RUA DA BRINCADEIRA
Amanda Ferreira Vasconcelos

PROJETO BRINCADEIRAS COM MENINOS E MENINAS DE E NAS RUAS
Anderson Cristian Barreto

FORMAÇÃO DE EDUCADORES SOCIAIS EM MEIO-ABERTO
André Castilho Pinto

BRINQUEDOTECA HOSPITALAR E A SAÚDE NAS DÉCADAS DE 1980 A 2000 NO BRASIL
Bruna Alves Lopes

PROGRAMA DE ATENÇÃO PERMANENTE DE FORMAÇÃO AO ADOLESCENTE APRENDIZ NA UEM
Carla Fernanda de Barros

EDUCAÇÃO INTEGRAL EM MARINGÁ: ALGUMAS REFLEXÕES
Cristiane Batistioli Vendrame

PARTICIPAÇÃO: PROCESSO FORMATIVO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Cristiane Sander

PROJETO ECA/LIBRAS: INFORMAÇÃO E CIDADANIA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES SURDOS
Edilena Sausen

A INFLUÊNCIA DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E DA EDUCAÇÃO SOCIAL NOS ESTUDOS SOBRE BRINQUEDOTECAS EM DIFERENTES CONTEXTOS:
PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR
 
Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula

A PEDAGOGIA SOCIAL NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR SOCIAL A PARTIR DAS BASES DE PAULO FREIRE
Erico Ribas

A ESCOLA E OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Eugênia Aparecida Cesconeto

OFICINA DE HISTÓRIA: DITADURA, CENSURA E CHICO BUARQUE
Gabriel Farias Galinari

LEVANDO HISTÓRIAS, CONSTRUINDO LEITORES: PROJETO “MEDIADORES DE LEITURA” NO CENTRO EDUCACIONAL MARISTA IR. BENO
Gabriela Fonseca Tofanelo

IMPLICAÇÕES LITERÁRIAS: O CIRCO DO SABER
Giovanna Cristina Gomes de Melo Viol Suzuki

COMUNIDADE PAIOL DE TELHA: REALIDADE QUILOMBOLA E DESAFIOS DO CAMPO EMPÍRICO
Gislaine Gonçalves

O ABRIGO E A CONSTRUÇÃO E DESCONSTRUÇÃO DE ESTIGMAS: DESAFIO PARA PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL
Hellen Patrícia Zaine

MAPA AMBIENTAL DE ROÇAS GRANDES, SABARÁ – MG, 2012: CONSCIENTIZAÇÃO E INSTRUMENTALIZAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PARA COLETA DE INFORMAÇÕES AMBIENTAIS DA COMUNIDADE
Illyushin Zaak Saraiva

SAÚDE E CIDADANIA: INFORMAÇÃO NOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ-PR
Isabela Quaglia

PROJETO BRINCADEIRAS: ESTUDO SOBRE A INTERVENÇÃO LÚDICO-POLÍTICO-PEDAGÓGICA
João Paulo Varago Macelani

EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA: UM OLHAR SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DOS ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE
Kátia Martins Santos

PERCEPÇÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ESCOLAR COM PERFIL INVESTIGATIVO SOB A ÓTICA DE UM PROFESSOR PESQUISADOR
Kátia Martins Santos

INFÂNCIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Keli Cristina da Silva Ferreira

TERRITÓRIO E VIOLÊNCIA: A PRÁTICA DE ATOS INFRACIONAIS POR ADOLESCENTES, NO MUNICÍPIO DE LONDRINA-PR
Laís de Oliveira Souza

A ATUAÇÃO DO CONSELHEIRO TUTELAR: AVANÇOS E EMPECILHOS NA DEFESA DE DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Leoni Alves Garcia

DIREITOS HUMANOS E A GARANTIA DE DIREITOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Loren Pelik Kempe Anhucci

A NECESSIDADE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES HOSPITALIZADOS: REFLEXÕES PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL
Lucas Tagliari da Silva

OS DESAFIOS DE CONSOLIDAR DIREITOS NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Luciane Margarida Lima Pereira

A GARANTIA DO DIREITO À SAÚDE BUCAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATRAVÉS DE AÇÕES LÚDICO - EDUCATIVAS: PROJETO UEM NA REGIÃO “SAÚDE BUCAL”
Maísa Pereira da Silva

A FORMAÇÃO INCIPIENTE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAREM COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NAS ESCOLAS: DISCUSSÃO DOS PROCESSOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO SOCIAL
Marcos Antonio dos Santos

DESPERTANDO A MOTIVAÇÃO NOS ESTUDOS EM ADOLESCENTES: UM EXEMPLO DE INTERVENÇÃO
Marcos Maestri

A REPETÊNCIA ESCOLAR SISTEMÁTICA DE ADOLESCENTES E A BUSCA DA SUPERAÇÃO POR UMA ESCOLA PÚBLICA: UMA EXPERIÊNCIA
Marcos Maestri

ATENDIMENTO À COMUNIDADE POR MEIO DO PLANTÃO PSICOLÓGICO: UMA EXPERIÊNCIA
Marcos Maestri
Maria Júlia Magrinelli Roque

HISTÓRIAS DE VIDAS: REDESCOBRINDO VALORES

Maria Júlia Magrinelli Roque

PROJETO LEITURAS AO VENTO: FORTALECIMENTO DA CULTURA DA LEITURA EM ESPAÇOS PÚBLICOS
Maristela Melo Barroso

DIREITOS SOCIAIS E INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO INFANTO-JUVENIL
Mileni Alves Secon

BRINQUEDOTECA EM HOSPITAIS – UM DIREITO EM RECONHECIMENTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA EDUCAÇÃO SOCIAL
Monique de Oliveira da Silva

HIPERTENSÃO E FATORES DE RISCO EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Natália de Carvalho Scharf Santana

DANÇA NA ESCOLA: ANÁLISE DE PROPOSTA DESENVOLVIDA PELO PROJETO INICIAÇÃO À DANÇA EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA
Patrícia Alzira Proscêncio

A INVISIBILIDADE DO DIREITO À EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES HOSPITALIZADOS NOS SITES DOS ÓRGÃOS OFICIAIS DO PARANÁ: REFLEXÕES PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL
Regiane Hissayo Ono


A SAÍDA TEMPORÁRIA FAMILIAR DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE COMO ESTRATÉGIA DE SOCIABILIDADE
Ricardo Peres da Costa

SOCIOEDUCAÇÃO: UMA METODOLOGIA DE ATENDIMENTO ATRAVÉS DAS FASES DO PROCESSO FORMATIVO
Ricardo Peres da Costa

TUTORIA EDUCACIONAL PARA ADOLESCENTES COM DIFICULDADES DE INSERÇÃO ESCOLAR: A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Rosângela Alves de Sales Montoia

REDUÇÃO DA IDADE PENAL COMO PARADIGMA DA DISCUSSÃO SOBRE O COMPORTAMENTO DE DESVIO E DE CONDUTA DOS ADOLESCENTES PERANTE AS REGRAS SOCIAIS E A VIOLÊNCIA INSTITUCIONALIZADA
Tássia de Moraes Idalgo

A VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO-JUVENIL: UM FENÔMENO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
Tatiane Ananias Fernandes Freitas

A LITERATURA EM EVIDÊNCIA NA BIBLIOTECA INTERATIVA DO CENTRO EDUCACIONAL MARISTA IR. BENO – MARINGÁ/PR
Vaudice Donizeti Rodrigues

PROJETO RELEITURAS DO RENASCIMENTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Wagner Oliveira Candido


Pôsteres


SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS: OS DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS DOS EDUCADORES DA UNIDADE SOCIAL CHAMPAGNAT NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL
Acácio Pereira Lima Neto

RELATO DE EXPERIÊNCIA: OFICINA DE JOGOS E BRINCADEIRAS NO PETI PAIÇANDÚ
Aline Valente

EU BRINCO TAMBÉM: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO SEURS
Carolina Rossato Volpini

BRINQUEDO ARTESANAL CARROSSEL DA SABEDORIA: BRINQUEDO PARA SER UTILIZADO NO PROJETO DE EVENTO DE EXTENSÃO COM CRIANÇAS NA CIDADE DE SARANDI – PR
Cristiany Schultz

FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS EDUCADORES SOCIAIS ATUANTES NO CENTRO INTEGRADO DE ATIVIDADES CULTURAIS E ARTÍSTICAS DO MANDACARU- MARINGÁ/PR
Daysa Roberta Sanches Lopes

SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO: UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO
Elza Marques da Silva Mariucci

ESCOLA E FAMÍLIA: CONSTRUINDO NOVAS RELAÇÕES
Estefania Ferreira Nobile

ARTES VISUAIS NO CENTRO EDUCACIONAL MARISTA IR. BENO: INCENTIVO À LEITURA E À ESCRITA COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Gabriela Fonseca Tofanelo

A ARTE COMO VEÍCULO DE APRENDIZAGEM: PROJETO PIOLIN
Giovanna Cristina Gomes de Melo Viol Suzuki


RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS SISTEMATIZADOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA DE IVAIPORÃ-PARANÁ
José Alípio Garcia Gouvêa

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA ESCOLA INCLUSIVA
Letícia de Andrade Costa

O DESENHO NO DESENVOLVIMENTO HUMANO: DA INFÂNCIA À ADOLESCÊNCIA
Maria Cristina Martins Agostinho

MEU QUERIDO DIÁRIO! INTERVENÇÃO LITERÁRIA EM UMA UNIDADE DE ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DIREITOS VIOLADOS
Maristela Melo Barroso

POLÍTICAS DE ATENDIMENTO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE EM MARINGÁ
Pedro Henrique Custódio Ritt

A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NA ORIENTAÇÃO SÓCIO-POLÍTICA DA
SOCIEDADE A PARTIR DA SALA DE AULA
Rafaela Mano

HORTA ORGÂNICA NA SOCIOEDUCAÇÃO: UMA PRÁTICA SOCIAL
Ricardo Peres da Costa
SOBRE A MESA: CRIAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO